Como manusear corretamente as ferramentas manuais.
- Wix Lovers
- 15 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Muito falamos sobre acidentes de trabalho que envolvem quedas, choques elétricos, explosões e até mesmo ondas eletromagnéticas fortes, contudo, algo que é tão perigoso quanto esses são as ferramentas manuais utilizadas no dia a dia dos trabalhadores.

FERRAMENTAS MANUAIS E SEUS CUIDADOS
Bem, listá-las certamente tomará grande parte desse texto, sendo assim, segue o conceito geral.
Uma ferramenta manual é tudo aquilo que necessita do esforço humano para desempenhar a atividade que ela foi criada para.
Ferramentas estão em mais locais do que você imagina: martelos, serrotes, canetas, facas, estiletes, tesouras, chaves de fenda, serrotes, dentre outras. Certamente, algumas dessas tem mais potencial de causar danos que outras, mas isso não exclui que cada uma delas deve ser tratada com cuidado.
ARMAZENAMENTO E ORGANIZAÇÃO
As ferramentas devem ser guardadas em locais apropriados e não sobre balcões, andaimes, passagens ou mesmo no armário dos funcionários. Devem existir painéis, gavetas, caixas ou armários destinados somente para essa finalidade.
Dentre esses os painéis perfurados são uma ótima solução, isso porque são de fácil acesso e verificação, assim, caso uma ferramenta esteja faltando, pode ser facilmente notada. Além disso, é muito mais simples organizar tudo de forma intuitiva.
Apesar das vantagens acima, os armários oferecem mais segurança, pois podem ser fechados e trancados, aumentando a segurança tanto dos funcionários quanto dos bens da empresa.
Outro ponto organizacional que vale a pena ser mencionado é guardar as ferramentas separando por finalidade ou mesmo por uso, a metodologia utilizada dependerá bastante da rotina e cultura organizacional de cada empresa.
TRANSPORTE DE FERRAMENTAS
Assim como o próprio uso, o transporte de ferramentas deve ser feito utilizando metodologias específicas e pré-definidas pela cultura organizacional da própria empresa.
Não se devem lançar ferramentas de um local para o outro, imagina só lançar um martelo para outro funcionário a metros de distância. Certamente não parece uma boa ideia.
Todas as ferramentas devem ser transportadas utilizando caixas, cintos, sacolas ou mesmo bolsas, nunca em bolsos, até porque, várias delas tem pontas que podem causar acidentes de trabalho direta ou indiretamente.
FERRAMENTAS DE QUALIDADE
Comprar ferramentas a preços baixos pode parecer uma boa economia no momento da tomada de decisão, contudo, nem sempre essa economia perdura.
Algumas vezes a baixa qualidade dos equipamentos é responsável por acidentes, mesmo que ocorra somente um incidente, o equipamento pode ser danificado, o que significa o reinvestimento na compra de novos.
Quer saber mais sobre as ferramentas manuais ou outros temas relacionados à Segurança do Trabalho? Deixe uma sugestão via e-mail e aproveite para entrar em contato conosco para tirar dúvidas e receber informativos.






Comentários